Digo SIM

Tenho lá minhas teorias que uma parte da vida é destino, uma outra um tanto menor, é você quem faz. Somos os agentes das nossas próprias escolhas, mesmo que muitas vezes não seja fácil lidar com as consequências. As vezes somos vítimas desse tal destino, vá lá, vouchamar de agentes externos, e aí você pode sapatear, sambar, dançar bolero, mas ou você mata no peito, como diria Podiacki, ou você senta na rua da amargura e não vê a banda passar cantando coisas de amor.

Hoje eu disse sim, pra Dublin, pro meu projeto, na saúde ou na doença, na alegria ou na tristeza, vamos lá. Tem muito chão nessa Europa pra conhecer, tenho muita coisa boa pra abraçar por essas bandas.
É que hoje finalizei finalmente o processo do meu visto depois de dois meses e dezoito dias! Eu tinha três meses pra isso anotados no passaporte, tá? E ninguém sabe o duro que eu dei, como bem diria Simonal. Para o processo você precisa:

1 – conseguir uma residência fixa
2 – fazer o pps, uma espécie de cpf, que não serve pra nada, além do fato de chegar na sua casa e comprovar sua residência.
3 – com o pps em mãos você abre uma conta de estudante em um dos bancos irlandeses
4 – conta aberta você tem que esperar eles te mandarem por correio o seu cartão e sua senha, que por medida de segurança eles mandam separados.
5 – recebido cartão e senha você pode depositar pelo menos os três mil euros necessários pra solicitar visto de estudante. Só pra mostrar que você tem onde cair morto, maios ou menos assim.
6 – dinheirinho depositado, peça seu extrato bancário e espere chegar por correio
7 – o extrato chegou EEE!!! Agora vai na escola peça sua carta pra ir na Imigração e seu comprovante do seguro de saúde e descubra que a escola emite uma lista dos alunos que se apresentarão na Imigração apenas às sextas. Detalhe, você recebeu o extrato na segunda.
8 – chegou o grande dia, da mais pura alegria, você vai na Imigração, ouve que a expectativa de atendimento é de duas horas depois, apresenta seus documentos: carta da escola, carta do seguro de saúde, pps, passaporte e extrato. Descobre que o cara vai pouco se fuder pro seu pps, vai raptar seu passaporte por alguns minutos, enquanto você pensa que é uma cilada da Vanda, que você vai ser raptada pela quadrilha da Lívia Marini e ser levada pra Marrocos pra ser obrigada a vender o corpinho. Não!!! O passaporte tava com o irish que ou não me avisou ou eu que não entendi. Aí você faz o fingersprint com todos os seus dedinhos pra finalmente receber o cartão do gnib, que você pagou 300 euros (UI) e sim o passaporte também. Então você se da conta que chegou lá 11h30 e saiu 16h30 da tarde.

É bem burocrático o processo e te exige, principalmente se você não tem um bom inglês, mas comigo começou tudo errado.
Fiz meu pps pro endereço do maluco que brigava com a namorada e um dia depois ele me convidou a se retirar do apartamento, já contei essa tragicomedia aqui.
Como o cara nunca me devolveu o meu pps que chegou lá depois de eu ter me mudado, tive que pagar meus pecados por mais de um mês tentando um comprovante de residência por outras vias.
Um dia o milagre de natal aconteceu, fui a agência do pps e chorei minha história “please, isn’t my fault, my landlord desappear with my pps”. Assim toquei o coração de uma boa alma e duas semanas depois, na exceção das exceções chegou minha segunda via. Depois disso foi esperar chegar tudo pelo correio o que acaba aumentando o seu tempo de espera! Mas ta aí, a saga crepúsculo encerrou com final feliz.
E agora o tempo segue a meu favor, tenho o tempo que eu quiser e que eu puder pra aproveitar essa oportunidade que a vida me proporcionou e que veio também das minhas escolhas. As consequências dela, não posso todas controlar, mas sei que aos trancos e barrancos, do que depender de mim, eu vou dar o meu melhor!

vista de Dublin em Docklands

vista de Dublin em Docklands

 

Leave a Reply

Blog at WordPress.com.

