What’s de craic?

Como diria o pai do Biriba, meu amigo Podiacki, uma das primeiras coisas que te ensinam quando você aprende um novo idioma, são os palavrões. Aqui, até que começou tarde, esses dias meu irish teacher resolveu encher linguiça na aula e nos ensinar o equivalente a “kiss my ass” em irish, seria “Pog mo thon” (pronuncia “pog mo ron”).  Pausa praquele momento que todo mundo repete pra ver se aprendeu. 😉

Quase um mês em Dublin, mas já deu pra aprender algumas coisinhas mais que resolvi reunir na lista abaixo:

– O gaélico ou irish era a língua nativa na Irlanda até os ingleses invadirem as terras na idade média. Desde 1922, o irish e  o inglês são os idiomas oficiais do país. Por uma questão de resgate cultural, em Dublin por exemplo, é muito comum que as placas de rua, museu, sinalizações de trânsito, bancos e tudo mais tenham escritos nos dois idiomas, mas só 5% da população irlandesa realmente fala o irish. 

– Uma gíria comum entre os irishs é “What’s de craic?” (a pronúncia é “créc”), que seria uma espécie de “What’s up?”. Mas descobri que “craic” é uma palavra “irish” e pode significar “qual é a boa?” ou “qual a novidade?”. Meu irish teacher muito engraçadinho disse pra ficarmos tranquilos que não era uma referência a cracolândia. RÁ. Ê Brasil!

– Fazer o sinal de “paz e amor” com a palma da mão virada pra dentro é uma super ofensa por aqui. Descobri com um amigo que inventou de fazer o gesto pra pedir duas cervejas num pub e  pra sorte dele o irish que tava atendendo explicou que o gesto não era legal. Depois fui entender que o gesto é equivalente a mostrar o dedo do meio, mas tem um ranço histórico, porque teria surgido durante a Guerra dos Cem Anos, aquela que você  e eu estudou e nem lembra mais o motivo. Nem eu, mas não vem ao caso. De acordo com essa versão, durante a guerra os franceses cortavam os dedos de tiro de seta dos ingleses capturados. Entender esse gesto como um insulto é comum no Reino Unido, Irlanda e mais alguns outros países invadidos pelos ingleses. Pois então, disse ranço histórico porque já não há um motivo aparente, virou um insulto e zéfini.

não faça isso aqui!

não faça isso aqui!

– Aproveitando a deixa, irlandeses quando podem falam mal dos britânicos, há um desgaste na relação. Detesto generalizar, mas tenho percebido aqui e ali e mesmo em questões históricas como a lenda que explica porquê as portas das casas georgianas são coloridas. Teria sido arte de um irlandês muito do rebelde, quando em 1861 a Rainha Vitória mandou que todos colocassem bandeiras pretas nas portas de suas casas em sinal de luto pela morte do príncipe Albert. Durante a noite, de pirraça ele pintou de diferentes cores as portas da vizinhança e a moda pegou. A porta daqui de casa é branca, mas não precisa sair do quarteirão pra encontrar portas de cor rosa, amarelo, verde, azul e assim vai.

famosas portas coloridas

famosas portas coloridas

– Dublin tem muito orgulho dos seus grandes autores. Na esquina da O`Connel Street com a Earl Street North você encontra um simpático James Joyce de chapéu e bengala. Nunca tirei foto porque morro de medo dos nanás! Mas já encontrei a casa do autor de Ulysses, que aliás virou uma ong. Passando em frente ao parque Merrion Square dei de cara com a estátua do Oscar Wilde super a vontade em cima de uma pedra. Bram Stoker, autor de Drácula, também é dublinense e sei que a casa dele fica na Stephens Green e hoje é uma clínica de cirurgia plástica. Então tá, nem tão valorizado assim, mas tem um busto em homenagem a ele no Trinity College, uma universidade super bambambã daqui.

casa de James Joyce

casa de James Joyce

É isso então, assim que eu ficar sabendo de mais coisas conto aqui.

Bisou pra quem foi guerreiro e leu até o final!

Advertisements

2 thoughts on “What’s de craic?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: