Andanças pela cidade

Andanças por Dublin

Andanças por Dublin

As vezes na rua, lembro de uma cena de Francis Ha que gosto muito; atrasada, ela começa a dançar um balé improvisado enquanto corre pela cidade. É como se a NY de Francis vive fosse um pouquinho dela, a extensão do seu próprio quarto.

Em cada nova caminhada atrás de uma moradia fixa vou conhecendo Dublin e penso se vai chegar o dia em que me sentirei a vontade aqui. Não porque seja inóspita, bem ao contrário, mas por ser tão desconhecida pra mim. Sei que é aos poucos, sei que não terei essa resposta num piscar de olhos.

E em cada novo passeio (leia-se pernada atrás de uma casa), conheço um novo ponto turístico, estátua, igreja, ponte. Uma cidade tão orgulhosa do seu passado, que cuida bem dele, é só ver como são mantidos os prédios históricos, os monumentos. Quase não se vê pichações, lixos na rua ou depredação.

E antes que pareça, não estou metendo o pau no Brasil, mas a comparação é inevitável. Quero muito que um dia seja uma realidade pra nós também. Haja consciência social e políticas públicas.

Por aqui, vou acertando os passos enquanto não aprendo a dançar a música da cidade. Que aliás, conta cada dia com uma nova apresentação na O’Connell Street. Por lá, durante o dia as vezes se apresenta o tiozinho da gaita de fole e ontem acompanhei dois Hare Krishnas cantores.

O som de hoje era feito por quatro homens com instrumentos que desconheço, só sei que por alguns segundos me senti dentro de um desenho animado, como um aviso sutil pra não levar as coisas tããão a sério. Ouça aqui.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: